sábado, 4 de fevereiro de 2012

Promoção dos Açores em feira belga

Os Açores vão participar no Salon de Vacances, em Bruxelas, de 2 a 6 de Fevereiro.
A Associação de Turismo dos Açores (ATA) vai promover o destino turístico Açores no mercado Belga, contando com a participação de hotéis e agentes de viagens açorianos no “Salon de Vacances”, que decorre até ao dia 6 de Fevereiro.

Bélgica é um dos mercados emissores internacionais considerados prioritários pela ATA, pelo que passa a contar com ligações diretas da companhia aérea “Jetair” entre 2 de Abril e 8 de Outubro de 2012.





Fonte: Jornal Açoriano Oriental

Turismo é fundamental para a economia

De acordo com um estudo divulgado durante o Fórum Económico Mundial de Davos, que decorreu na Suíça, de 25 a 29 de Janeiro, o turismo tem vindo a afirmar-se como um dos mais importantes setores económicos, sendo já reconhecido como um dos que, mais eficazmente, pode estimular a economia mundial.






http://www.observatorioturismoacores.com/noticia.php?id=1403

47.º SATA Rali Açores arranca a 23 de fevereiro

O 47.º SATA Rali Açores, que abre este ano o calendário do IRC (Intercontinetal Rally Challenge) vai percorrer as estradas de S. Miguel entre 23 e 25 de fevereiro, num total de 199 quilómetros de especiais de classificação.


Por seu lado, Vasco Cordeiro, secretário regional da Economia, salientou que a realização deste rali "responde ao desafio de dar mais visibilidade ao destino turístico Açores", o que justifica o apoio de 850 mil euros que é dado pelo executivo açoriano.


http://www.record.xl.pt/Modalidades/Motores/Ralis/interior.aspx?content_id=737566

PASSEIOS (cá dentro): Ilha do Faial, Açores

Ilha do Faial, Açores
Conhecida como a Ilha Azul, pertencente ao território designado pelas Ilhas do Triângulo (fazendo parte constituinte as ilhas do Faial, Pico e São Jorge), o Faial oferece a quem o visita uma quase aproximação à paisagem lunar. É verdade. (...)


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Top 10 destinations (National Geographic)

PT:Mais um excelente "clip" das nossas magníficas ilhas!
ENG:Another excellent clip about the azores islands!

ENJOY!

Cem crianças plantaram 3000 árvores no Faial para recuperar terrenos destinados às aves

Cem crianças do ensino básico da ilha do Faial, nos Açores, ajudaram nesta quarta-feira a plantar cerca de 3000 cedros do mato, numa acção de recuperação de zonas húmidas destinada a melhorar o habitat das aves.
“A ilha do Faial é muito pobre em zonas húmidas”, afirmou o secretário regional do Ambiente, Álamo Meneses, em declarações à Lusa. Para inverter este quadro, foi decidido investir na recuperação dos terrenos situados na zona dos Charcos, na freguesia de Pedro Miguel, que tinham sido utilizados nos últimos anos como pastagens.



quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Conselho de Ilha da Terceira defende cais de passageiros em Angra


O Conselho de Ilha da Terceira, na sua última reunião realizada na Praia da Vitória, defendeu a criação de um cais de passageiros em Angra do Heroísmo e a manutenção do Porto da Praia como infra estrutura comercial. 

O assunto foi discutivo no âmbito de um dos pontos da agenda de trabalhos, a operacionalidade do cais de cruzeiros na cidade património mundial.





http://www.rtp.pt/acores/?article=25051&visual=3&layout=10&tm=10

Residenciais desaparecem da classificação de estabelecimentos turísticos dos Açores


A designação residencial, vai deixar de constar dos estabelecimentos turísticos dos Açores. Esta é uma das consequências do novo regime jurídico dos empreendimentos turísticos, aprovado na passada semana, na Assembleia Regional. A nova legislação continua, no entanto, a ser do desconhecimento de muitos operadores. O Governo quer abolir a designação de Residencial do vocabulário turístico. As unidades até agora classificadas como residenciais, vão passar a designar-se por hotéis, neste caso, de uma, duas ou três estrelas.


terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Potencial marinho tem que ser colocado em prática

A presidente do PSD/Açores, Berta Cabral, destacou as potencialidades do arquipélago ao nível de recursos marinhos, defendendo uma intervenção "mais atenta e persistente" que permita rentabilizar as investigações realizadas.


"Há, de fato, um grande potencial que tem que ser colocado em prática. O que se verifica é que há alguma dificuldade em passar da investigação à produção”, afirmou Berta Cabral em declarações aos jornalistas no final de uma reunião no Departamento de Biologia da Universidade dos Açores.




http://www.acorianooriental.pt/noticias/view/222910

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Açores no Topo do Mundo

Açoreano Luís Bettencourt leva a bandeira dos Açores ao topo do mundo. O montanhista vai levar a bandeira ao cume das mais altas montanhas dos 5 continentes.

Um video a não perder..

domingo, 29 de janeiro de 2012

Secretário da Economia diz que é do interesse do turismo açoriano adaptar a nova legislação nacional


O Secretário Regional da Economia rejeitou hoje a ideia de que o novo regime jurídico da instalação, exploração e funcionamento dos empreendimentos turísticos signifique uma “sentença de morte” para alguns empreendimentos do arquipélago. “Não percebo o fantasma que o Deputado Pedro Medina está a ver nesta proposta”, disse Vasco Cordeiro, ao intervir no Parlamento durante a discussão do diploma que aprova aquele novo regime jurídico.
“Uma coisa é o processo de classificação, outra coisa são as regras a que devem obedecer os empreendimentos turísticos para obterem uma determinada classificação”, observou o governante. Segundo argumentou Vasco Cordeiro, “se não fizéssemos nada, o diploma nacional já se aplicaria na Região com os inconvenientes que traria pelo facto de não sofrer a adaptação para a realidade regional”.
Todavia, continuou o Secretário da Economia, “é do interesse do turismo açoriano adoptar a mesma terminologia em termos de classificação que é seguida a nível nacional e em ter estas regras que presidem a esse regime transitório”.
O governante sublinhou ainda que, com isso, não se pretende “fazer revolução nenhuma” nem “por em causa o que quer que seja”, e lembrou que “ninguém é obrigado a integrar uma determinada classificação”.
Vasco Cordeiro avançou ainda que “os empreendimentos turísticos que eram de má qualidade antes deste diploma podem continuar a ser de má qualidade”, sendo certo que “terão a classificação correspondente”.
“Em nome do Governo, rejeito, por completo, a afirmação do Sr. Deputado Pedro Medina de que esta legislação vai conduzir a uma pena de morte de pequenos empreendimentos. Não é isso que se pretende, nem é isso que o Governo vai fazer”, garantiu o Secretário da Economia.
Terça-Feira, dia 24 de Janeiro de 2012
http://pt.artazores.com/noticias/ver.php?id=661
Com tanto frio que está saberia muito bem colocar os "pés de molho" nesta água quentinha!

Fotografia: Poça da Beija - Furnas (Concelho de Povoação), São Miguel, Açores.








©João Pereira