sábado, 11 de fevereiro de 2012

PARA COMBATER A CRISE Quinta Nasce Água aberta à realização de eventos

A Quinta Nasce Água, localizada em Angra do Heroísmo, irá dispor de uma zona de eventos composta por três espaços distintos – duas salas de tamanho diferente e tenda desmontável com capacidade para 350 convivas – para a realização de festas de casamento, baptizados, aniversários, entre outras celebrações. 

Segundo a assistente de direcção, Esmeralda Borges, o objectivo é rentabilizar um negócio que há mais de cinco anos deixou de poder subsistir apenas com o serviço de alojamento. 
Sem a componente refeição é extremamente difícil suportar os custos financeiros de uma unidade de Turismo de Habitação. 

Observatório Microbiano promove 'SAFARI' PARA EXPLORAR VIDA NAS NASCENTES TERMAIS


Um ‘safari microbiano’ para explorar as nascentes termais é uma das actividades promovidas pelo Observatório Microbiano dos Açores (OMIC), um centro de divulgação científica e tecnológica que ontem reabriu nas Furnas, em S. Miguel.


http://www.auniao.com/noticias/ver.php?id=27000



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012


Gastronomia portuguesa inspirou festival espanhol


A promoção do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém esteve no centro dos objectivos da comitiva ribatejana que participou no Xantar 2012, um dos maiores salões de turismo e gastronomia do Norte de Espanha, que ontem terminou em Ourense, na Galiza.


A região dos Açores foi a convidada oficial da 13ª edição do Xantar e o sábado foi dedicado ao Turismo de Lisboa e Vale do Tejo (RTLVT). Esteve presente a medalhada equipa olímpica de culinária de Portugal, que fez uma demonstração de cozinha ao vivo, no recinto da Expourense.




http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/gastronomia-portuguesa-inspirou-festival-espanhol

Festas da Praia com orçamento "mais baixo de sempre"


A edição de 2012 das Festas da Praia, na ilha Terceira, nos Açores, vai decorrer de 3 a 11 de Agosto, com o orçamento “mais baixo de sempre”, e dedicada ao tema ‘Os Carnavais’.


"Menos de meio milhão de euros é pouco para nove dias de festa e para manter o mesmo patamar de outros anos", salientou, em declarações à Lusa, a presidente da comissão de festas, Andreia Meneses.
http://www.acorianooriental.pt/noticias/view/223152

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Video promocional da Graciosa Turismo, EM.


Descobrindo o Arquipélago JORNALISTA QUER ATRAVESSAR OS AÇORES A PÉ

Atravessar as nove ilhas dos Açores a pé é a que se propõe, a partir de Março, o jornalista Nuno Ferreira, repetindo uma iniciativa que levou acabo no Continente entre 2008 e 2010.

Ainda sem trajecto definido, mas ressalvando que pretende andar por todas as ilhas, Nuno Ferreira diz apenas que irá percorrer em Março S. Miguel e Santa Maria, sendo que a génese do projecto é “dar voz” às freguesias mais isoladas, percebendo o seu modo de vida e tradições.
O jornalista, que através da sua actividade profissional já conhece seis das ilhas da Região, considera os Açores “um grande alforge da cultura popular”, ressalvando que pretende descobrir as grandes diferenças culturais que se encontram de ilha para ilha.

http://www.auniao.com/noticias/ver.php?id=26967











quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Açores querem ser referência no turismo de natureza

A ligação à natureza é uma "componente essencial" do futuro do turismo nos Açores, que se pretende afirmar como uma região de referência nesta área, onde os visitantes possam usufruir das belezas naturais e não apenas observá-las.

"É por aí que temos que caminhar, para tornar os Açores uma região de turismo de natureza que seja uma referência. Temos todas as condições para isso", afirmou Vasco Cordeiro, secretário regional da Economia, na apresentação da VI Bienal do Turismo em Espaço Rural.
Para o secretário regional, esta reunião, que vai decorrer de 18 a 21 de abril nas Velas, em S. Jorge, permitirá reforçar a forma como o turismo em espaço rural pode contribuir melhor para a "imagem de marca" dos Açores, que é o turismo de natureza.

Nova edição de Green Project Awards promove empreendedorismo e inovação

Os Green Project Awards, que também já estão no Brasil, foram objecto de uma reestruturação com o objectivo de mobilizar a sociedade civil a contribuir para o desenvolvimento sustentável do país.
O presidente da consultora GCI, uma das parceiras na iniciativa, juntamente com a Agência Portuguesa do Ambiente e a Quercus, avançou hoje à agência Lusa que as "grandes linhas orientadoras" visam "mobilizar a sociedade civil para contribuir, tanto do ponto de vista empresarial, como do envolvimento da academia e do Estado, para criar e desenvolver projectos que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável".


A primeira categoria é agricultura, mar e turismo, com a qual se procura distinguir iniciativas que optimizem o recurso natural mar e projectos de turismo sustentável que contribuam para dinamizar o interior abandonado, como apontou o responsável da GCI.Na segunda categoria, o objetivo é promover a investigação e desenvolvimento, na perspetiva de "como podemos conseguir maior cooperação entre as universidades para a criação de valor e inovação, ao serviço do setor empresarial", prosseguiu José Manuel Costa.


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Governo destaca importância do setor marítimo-turístico

O secretário regional da Economia dos Açores destacou hoje a importância do setor marítimo-turístico na região, que gera uma volume de negócios anual de cerca de três milhões de euros e emprega mais de três centenas de pessoas.

Vasco Cordeiro, que falava na inauguração do Edifício de Apoio ao Recreio Náutico das Velas, em S. Jorge, salientou a importância que o executivo atribui ao mar enquanto gerador de "novas oportunidades de negócios e criação de emprego".
O novo edifício, que envolveu um investimento de cerca de 400 mil euros, permitirá dotar o Clube Naval das Velas de "melhores condições para a operação da náutica de recreio", possibilitando ainda melhorias para a prática da vela e do jet-ski, além de disponibilizar instalações para a formação de profissionais na área marítima.

http://www.acorianooriental.pt/noticias/view/223096

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Avenida Marginal - Génese



Aqui fica um tesourinho de baú que achei daquilo que foi o inicio da construção da Avenida Marginal em Ponta Delgada...Foram estes os obreiros do chão que pisámos, há tanto tempo, sem que nunca nos tenhamos questionado sobre este facto! Bem haja!

Grupo Sata apresentou duas novas rotas

A partir de 31 de Março de 2012, a companhia aérea açoriana inaugura a rota Ponta Delgada/Porto/Munique/Porto/Ponta Delgada, a realizar-se aos sábados.
Segundo a Sata, “Esta nova rota potencia um forte crescimento no tráfego de passageiros, uma vez que, por um lado o Porto é dos aeroportos da Europa com maior crescimento no tráfego de passageiros e as actuais rotas daSATA Internacional Ponta Delgada/Porto/Ponta Delgada e Terceira/Porto/Terceira também têm apresentado aumentos sustentados no volume de passageiros transportados”.
http://networkedblogs.com/tCGxB

Turismo de natureza tem grande potencial

Na ocasião, o secretário regional do Ambiente e do Mar, referiu que “o turismo da natureza tem um elevado potencial nos Açores e as zonas húmidas constituem hoje zonas privilegiadas para a observação de aves, sendo este um segmento que constitui uma mais-valia para inverter a sazonalidade desta actividade económica”.






http://www.jornaldiario.com/ver_noticia.php?id=39494

Açores com potencial para produção de mel

A líder do PSD/Açores destacou hoje o “grande potencial” do arquipélago para a produção de mel e derivados da apicultura, alegando que reúnem condições para ser “produtos de excelência” desde que devidamente apoiados pelas entidades públicas.






http://www.jornaldiario.com/ver_noticia.php?id=39522

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Açores não são atractivos para as "low cost"


A edição de hoje trata um tema de interesse comum aos residentes açoreanos e aos demais interessados na indústria das viagens para aquele lugar. 

O Presidente da Associação de Companhias Aéreas das Regiões Europeias explica porque regiões como os Açores não atraem as companhias de "baixo custo", é a manchete do Açoriano Oriental de 5 de Fevereiro.


Destaque ainda nesta manchete para a vitória do Clube Desportivo Santa Clara frente ao "poderoso" Vitória de Guimarães. Parabéns!