domingo, 18 de março de 2012

Zona balnear da Caloura alvo de melhorias

As instalações de apoio à zona balnear da Caloura estão a ser alvo de obras de intervenção, informa uma nota de imprensa da autarquia local.


A intervenção compreende uma requalificação e ampliação da esplanada, que passará a ser mista, com uma parte a ser coberta por uma pérgula e outra servida por guarda-sóis. Paralelamente proceder-se-á igualmente à requalificação de um edifício nas imediações que estava a funcionar como casa de arrumos, equipando-o agora com cozinha.
Quanto à zona de apoio balnear, esta passará a ter balneários completos, munidos de duche e vestiário, enquanto a zona do merendário será ampliada e dotada de maior conforto. A Câmara prevê que as obras estejam concluídas a 1 de junho, data de arranque da época balnear.


Voos domésticos regressam terça-feira ao terminal 1 do Aeroporto de Lisboa


As companhias aéreas TAP, SATA e AeroVip transferem na terça-feira as suas operações domésticas para o terminal 1 do aeroporto de Lisboa, data em que a easyJet passa a operar todos os voos no terminal 2.
Inaugurado em 2007, o terminal 2 do aeroporto de Lisboa é actualmente destinado apenas aos voos domésticos (Porto, Faro, Vila Real, Bragança, Madeira e Açores) das transportadoras TAP, SATA, AeroVip e easyJet.
O director do aeroporto de Lisboa, João Nunes, explicou em entrevista à Lusa que na terça-feira os passageiros que chegarem ao aeroporto de Lisboa vão encontrar "duas grandes mudanças: a TAP, a SATA e a Aerovip, que estão com operações no terminal 2 passam toda a operação para o terminal 1".

Roteiro sobre herança judaica nos Açores pretende potenciar turismo genealógico

Marcas notáveis da presença judaica no Arquipélago permitem potenciar este segmento turístico na região.
Os Açores vão dispor de um roteiro cultural sobre a herança deixada pela comunidade judaica na região, especialmente em S. Miguel, Terceira, Faial e Pico, que pretende preservar este importante legado e potenciar o turismo genealógico.
O desdobrável, que vai estar disponível em agências de viagens, restaurantes, hotéis e espaços turísticos, será também uma ferramenta importante para os agentes turísticos, no sentido de captar um segmento de mercado que procura as suas raízes e tem apetência pela descoberta dos seus antepassados.
O roteiro foi apresentado no âmbito da Conferência Internacional sobre a Herança Judaica, que decorreu em Ponta Delgada.



Hóspedes nos Açores crescem 0,7% em janeiro

Apesar do aumento do número de hóspedes, em janeiro de 2012, os proveitos da hotelaria açoriana caíram 11,6%.
Segundo dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), em janeiro de 2012, a hotelaria açoriana registou um total de 28,2 mil dormidas, um valor semelhante ao verificado em igual período de 2011. Para este resultado contribuiu, sobretudo, o desempenho positivo dos não-residentes, que assinalaram um crescimento de 38,6%. Já os residentes evidenciaram um decréscimo homólogo de 11,6%. Neste período registaram-se perto de 12 mil hóspedes, uma variação homóloga positiva de 0,7%.